TRF3 SICOM Sistema de Comunicações

Acesso e Permissões do Usuário


O controle de acesso dos usuários ao SICOM é feito por um sistema externo chamado Controle de Acesso de Usuários (CAU). Todos os servidores possuem, automaticamente, acesso às funcionalidades básicas. Entretanto, para os módulos Administrativos e de Expedição, é necessário que um usuário já habilitado com o perfil de Administrador modifique as permissões utilizando o CAU.

SICOM possui um link para o sistema CAU no menu “Administração” -> “Permissões de Usuário”. Para mais informações sobre como alterar permissões de usuários e colaboradores, consulte o manual do sistema CAU.

Existem 4 tipos de usuários com acesso ao sicom representados conforme a seguir:

Básico

Essa é a autorização padrão para todos os usuários. Acesso à
  • Cadastro, Consulta e Rastreamento de Etiquetas e Documentos
  • Criação e Consulta de Lotes
  • Criação e Consulta de Lotes
  • Dar baixa em Recibos de Etiquetas
  • Criar e Rastrear Carta Registrada e Sedex (estagiários e terceirizados, precisam solicitar essa funcionalidade)

Expedição

Permissão concedida aos servidores responsáveis pela expedição de malotes entre os fóruns. Além do acesso às funcionalidades do usuário Báciso, acessa também:
  • Criação, Consulta, Recebimento e Envio de Malotes
  • Relatórios de malotes enviados e recebidos
  • Relatório de malotes por operadores
  • Criar e consultar Recibos de Etiquetas
  • Receber comprovantes de A.R. dos Correios

Expedição Correios

Permissão concedida aos servidores responsáveis por entregar as cartas e objetos "sedex" aos Correios.

  • Registrar recebimento, por parte do usuários, de Objetos de Postagem
  • Devolver, internamente e externamente, Objetos de Postagem que contenham algum erro de identificação ou outro caráter inválido.
  • Pesagem e cotação de Cartas Registradas e Objetos Sedex
  • Despachar Cartas e Objetos Sedex aos Correios
  • Relatório de gastos por período e Comparativo com fatura dos Correios

Administração

Nível de permissão para usuários que gerenciam e mantêm o sistema. Acesso à
  • Cadastrar, editar e desativar Fóruns, Lotações e Triagens
  • Gerenciar contratos ativos com os Correios
  • Autorizar estagiários e terceirizados a acessar a funcionalidade de Carta Registrada/SEDEX


Criando uma nova Etiqueta/Lote


Para criar uma nova etiqueta ou novo lote para enviar ao departamento de comunicações, você pode acessar o menu "Etiqueta → Criar Nova" ou o menu "Lote → Criar Novo " pela sua página inicial.

Ao acessá-la, seu nome de exibição e lotação já aparecem preenchendo os campos de "Remetente" e "Lotação de Origem", respectivamente. Essas informações podem ser alteradas se assim desejar.

Para inserir uma lotação de destino, passa começar a digitar a sigla ou descrição da lotação que uma lista aparecerá para que você faça uma escolha.
Você deve informar primeiro alguma informação da lotação e em seguida, se preferir, um fórum específico. Exemplo de pesquisa:



As demais informações (Nome do Destinatário, Etiqueta Associada, Comentários) são opcionais. Ao clicar em "Salvar", aguarde até uma mensagem de Sucesso aparecer no rodapé da página. Uma vez cadastrada a etiqueta, o sistema permite inclusão de documentos. Ao pressionar enter em qualquer um dos campos, o documento é automaticamente adicionado. É necessário informar o tipo de documento, e um número OU uma descrição para identificá-lo.

Novas etiquetas podem ser adicionadas ao mesmo lote utilizando o botão "Nova" localizado à esquerda do painel. As etiquetas criadas podem ser gerenciadas pelo painel localizado à esquerda do painel que suporta as seguintes ações, respectivamente :

  • Exibir o rastreamento : Exibe todo o histórico de manipulação daquela etiqueta.
  • Solicitar Devolução : Abre uma solicitação de devolução da etiqueta que foi entregue a outro departamento.
    Essa solicitação pode ou não ser atendida por quem detém a etiqueta atualmente.
  • Excluir: Deleta a etiqueta do sistema. Essa operação é irreversível.
  • Retirar: Tira a etiqueta do lote atual, mas não a deleta. Ela passa a constar na listagem de Etiquetas sem Remessa.
  • Copiar Dados: Cria uma nova etiqueta usando os mesmos dados de Origem e Destino. Ela NÃO copia os documentos da etiqueta. Serve para enviar várias etiquetas ao mesmo destinatário.


Você pode navegar entre os lotes recém-cadastrados usando o botão na parte superior do painel esquerdo:



Encontrar uma Etiqueta


Para consultar as etiqueta criadas, você pode acessar o menu "Etiqueta → Consultar" localizado na sua página inicial.



Editar Perfil


A edição de perfil e preferências clicando no seu nome de usuário, localizado no menu superior à direita.


↑ Voltar ao Menu


Criação Carta Registrada/SEDEX


O menu “Carta Registrada” → “Objeto de Postagem” → “Cadastrar” exibe a seguinte tela:



Imprimir Etiqueta de Destinatário


Os objetos de postagem possuem uma etiqueta para que seja colada junto ao objeto, contendo o número de identificação e demais informações necessárias aos Correios. Na tela de Criação de Objeto de Postagem, é possível notar as opções de Imprimir AR, e Imprimir Etiqueta, no canto superior direito do quadro de criação do objeto. A impressão também pode ser feita com mais de uma etiqueta por vez, usando a caixa de seleção do quadro de Objetos Recentes à esquerda da tela. Uma vez selecionado os objetos que serão impressos, o botão de “Imprimir” será habilitado, permitindo que escolha entre as opções “Etiqueta Destinatário” e “Aviso Recebimento”. A etiqueta de uma carta registrada e uma encomenda SEDEX pode ser visto a seguir:


Com o objeto de postagem devidamente cadastrado e etiquetado, o próximo passo é indicar que eles serão enviados ao departamento de comunicações local para que seja despachado. Para isso, selecione os objetos que deseja enviar (ou a caixa de seleção que seleciona todos) na janela à esquerda da tela e clique no botão “Enviar”. Pronto! Seus objetos estão preparados para serem recepcionados pelo departamento de comunicações e devidamente despachados aos correios.



Consultar Carta Registrada/SEDEX


A consulta aos objetos de postagem criados, é realizada pelo menu “Carta Registrada/Sedex” → “Objeto Postagem” → “Consultar”. A pesquisa é realizada pelo número de identificação dos correios, por exemplo: OG 123 456 789 BR. Além do número completo do objeto de postagem, é possível pesquisar pelo número parcial, ou sem as letras.

Além da pesquisa pelo número de identificação do objeto de postagem, também é possível filtrar os resultados usando o botão “Filtros”.


A pesquisa é combinada, o que significa que só retornará os objetos que se encaixem em todos os critérios definidos nesse filtro. Todos os campos do filtro são opcionais.



Rastrear Carta Registrada/SEDEX


Opção disponível na consulta de objetos de postagem ou diretamente pelo menu “Carta Registrada/Sedex” → “Objeto Postagem” → “Rastrear”. O rastreamento de objetos de postagem está integrado com um serviço online dos Correios. Informando o número de identificação dos correios (completo) é possível observar, não apenas a movimentação interna, como também a reportada pelos Correios. Observação: os correios não armazenam rastreamento de objetos criados há mais de 90 dias.

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